domingo, 7 de dezembro de 2008

"Here's Johnny!"


(Apesar da rejeição por parte da Mamute)

“O Iuminado” é um filme lançado em 1980, pelo diretor Stanley Kubrick, e baseado no livro “The Shining” de Stephen King. O elenco principal conta com a presença de Jack Nicholson, Shelley Duvall e Danny Lloyd.

O longa-metragem se passa no Colorado, EUA, onde Jack Torrance é contratado para vigiar um hotel por 5 meses em uma época de baixa temporada, durante a nevasca. Jack leva para o local sua esposa e seu filho. O garoto, o iluminado, que possui poderes sobrenaturais, consegue enxergar tragédias ocorridas no hotel tempos atrás e Jack Torrance, vivendo em meio a um contínuo isolamento, começa a ficar agressivo e apresentar acessos de loucura.

Com uma trilha sonora aterrorizante, ótima performance dos atores e longos planos, Stanley Kubrick trás às telas todo o pânico vivido nos imensos corredores do Overlook Hotel e, assim, faz uma excepcional adaptação do best-seller de Stephen King. Para compreender o clássico do suspense, é preciso mergulhar no universo de um dos maiores cineastas do século XX, conhecido por retratar, como poucos, o lado escuro da natureza humana.

Para produzir o filme, Kubrick decide retirar parte dos “monstrinhos” presentes na obra de King para dar ênfase nas atitudes e olhares de Jack, personagem de Nicholson, que são, sem dúvida, muito mais aterrorizantes. O diretor consegue, com êxito, nos transmitir a degradação dos personagens no sentido psicológico e, com a impecável atuação de Nicholson, expor aos expectadores a angústia e perturbação da mente huamana, além da mais profunda sensação de solidão.

Considerado, por muitos, a obra prima do suspense moderno, "O Iluminado" é, por outro lado, muito criticado por não ser um filme explícito de sustos. Ele é um filme destinado àqueles que se sentem tentados com a despertar de seus medos interiores.

Um comentário:

Anônimo disse...

Continuo afirmando: se você puder gastar 2h da sua vida jogando paciência no computador, faça-o.