Após constantes momentos de delay e uma pitada de pressão pélvica por parte das meninas, resolvi postar.
Como primeiro post gostaria de relatar a vocês uma visita que fiz à Livraria da Vila, durante o fim de semana que estive em São Paulo.
A Vila Madalena, muito conhecida pelos seus bares, botecos, baladas e pela sua vida noturna agitada em geral, abriga uma grande e exótica livraria que me impressionou muito e que me fez acreditar que ainda existem lugares onde é possível gastar boas horas com conhecimento, lazer e entretenimento.
Quando cheguei à livraria, reparei em uma mesa grande de centro. Em cima, havia muitos livros intitulados "mais vendidos" e espantem-se: nenhum sobre auto-ajuda. Observei que a vendedora que atendia dois jovens relatava com prazer e profundidade os livros recentemente lançados. As pessoas que trabalhavam no café, dentro da própria livraria, escreviam em uma lousa pensamentos de escritores (o que descobri, posteriormente, tratar-se de uma rotina).
Achei importante contar isso a vocês porque é incrível descobrir lugares assim dentro de uma cidade tão "plural" como São Paulo, onde enquanto poucos têm acesso à cultura, outros muitos vivem frente a uma miséria impossível de se descrever. Mesmo sabendo que lugares como esse não são frequentados pela maioria, por motivos diversos e óbvios, vale uma tentativa ilusória de tentar apresentar locais que, mesmo que teoricamente, estão abertos à curiosidade e interesse das pessoas, sejam elas ricas, pobre, brancas, negras, doutores, semi-analfabetos etc.
7 comentários:
essa é a vantagem de uma cidade como São Paulo né, apesar de todos os seus pesares e da pobreza que existe em todo lugar. Tomara que um dia todos tenham acesso a isso. Parabens pelo blog meninas! :) adorei! visitar-lo-ei sempre hahah
by Pinga
que texto mais...jornalístico!
tá bom tá bom, mas isso de escrever na lousa tem até na livraria do shopping de bauru!!!
aaah, coloquei i link do blog de vcs no meu... façam o mesmo!
Eu moro aqui em sp, e curiosamente na vila madalena, realmente tem mta diversidade, mas infelizmente não faz parte de uma realidade pra todos, pq aqui qualquer tipo de diversão precisa de dinheiro, mesmo q seja somente o do onibus. Mas enfim, acho q vale a pena sim procurar algo q tenha a ver com o tipo de coisa q vc gosta, pq sem duvida sp tem mta coisa "escondida" que nem se viver aqui a vida toda vai conseguir descobrir, mas com certeza vale a pena tentar. Nem q se for pra ir pro ibirapuera no domingo ler um livro na sombra. Pelo menos vai conseguir ver gente de todos os tipos e formas diferentes. No minimo interessante e curioso!
Adorei o post, e o blog todo! Parabens!
São Paulo, somos um somatório de qualidades e defeitos, alegrias e tristezas, festejos e tragédias.
São Paulo, somos um somatório de qualidades e defeitos, alegrias e tristezas, festejos e tragédias.
29 de Setembro de 2008 15:31
São Paulo é sempre surpreendente.
Em alguns momentos se acha o máximo, e outros um horror. Nenhum lugar do mundo é tão maniqueísta.
Postar um comentário