sábado, 4 de outubro de 2008

Carta para a Mtv

Querida Mtv,


Escrevo essa carta para falar sobre aquela premiação, o VMB, que aconteceu na última 5ª feira. Sabe o que é, eu não gostei dela. Ela tentou ser boa. Como todo ano. Desde o começo, com o mamão Marcos Mion dando uma de padre voador e, infelizmente, fazendo uma feliz aterrissagem no palco do VMB fingindo ser um bom ator. De repente, ele vira a Vanessa da Mata, o Di do NxZero, a Malu Magalhães, o Chorão e o Caetano Veloso.
Em outras palavras, já no início o VMB mostrou que quem deveria ser escalado para apresentar esse ano era o Marcelo Adnet . Além de ser muito bonitinho.



Né?

Ou seja, vocês começaram errando. Tentando errado. De novo.

Após o início fraco, o Ben Harper veio bem, com um show sem nada de especial, mas impecável, e com a participação da linda Vanessa da Mata. Me lembrou que, há um ano atrás, eu estava tristonha vendo o show do Juliette and the Licks e lamentando que não ia vê-los ao vivo no Tim Festival.

Um ano depois, lamento que vocês continuem insistindo nos mesmos erros, como o Marcos Mion, o Marcos Mion semi nu e o Marcos Mion fazendo piadinhas que só ele ri, as participações fraquíssimas (Danilo Gentili, Galisteu, César Cielo Fofão foram as vencedoras) e os puxa-saquismos. Isso sem contar que vocês sempre querem resgatar o passado, como se ele fosse bom, com a Kika fazendo o papel de bonita burra/Isabeli Fontana e reproduzindo o tempo todo o barraco do Caetano. E o pior é que ainda não botaram essa porra pra funcionar!!

Outros fracassos eu entendo que fugiram das suas mãos, como o Bloc Party dublando muito mal. Mas nós somos assim mesmo. A Ivete canta, a Sandy canta, até o NxZero e a Pitty cantam – desafinando, mas cantam. Por que os gringos vêm pra cá e querem dublar? Se a gente vaiou a rainha do playback Britney Spears, a gente vaia o Bloc Party também. Não estamos nem aí.
Gostaria de separar um pedaço da minha cartinha para falar da Pitty. Vocês percebem o monstro que criaram? A cada ano ela está mais arrogante, mais desafinada e mais certa de que é a melhor seja-lá-o-que-ela-for do Brasil. Viram o bicão e a cara de criança mimada dela quando o Marcos Mamão falou que a banda dos sonhos tinha mudado por ordem do “parágrafo”? E ela agradecendo o prêmio de melhor show, foi a emoção mais sem emoção que eu já vi. Na verdade, ela foi tão convidativa ao chamar os que nunca foram em um show dela que acho que vou no próximo – se for de graça, porque, com toda aquela simpatia, acho que não vamos nem pagar.
A auto-proclamada rainha da Mtv: "welcome to hell, losers!"

E terminou a fala com uma frase que... enfim: “uélcam tu réu”, que deve querer dizer “welcome to hell”. Pelo amor de Deus, Mtv, chega de Pitty; põe a Bianca Jhordão, do Leela, que é “tão” talentosa quanto, mas pelo menos é bonitinha e simpática.
Viram como ela é bonitinha e simpática?

E tentem não errar com o NxZero que nem fizeram com a Pitty. Isso começa parando de chamá-los de emo. Eles não gostam, tadinhos. Viram como o Di ficou chateadinho e gritou “emo é o caralhoooo!”? !”, com o bonezinho de lado à la menino maluquinho? Porque emo não ganha prêmio no VMB. Ninguém gosta de emo. Nem eles mesmos, pelo visto. Arrumem um analista pra eles não crescerem com crise de identidade.

Aproveitem e arrumem um pra Mallu Magalhães também, que é a filha mais nova e nem foi lembrada no VMB. Essa sim vai crescer problemática – já não bastasse a voz de gato, a cara de menino e o fato de não ser o Hélio do Vanguart.

Também a Marimoon foi uma atração à parte, tanto no aquecimento, em que emprestou sua falta de talento em entrevistas ao VMB, como na participação com a Funérea, do Fudêncio. Marimoon estava mesmo um infortúnio, e terminou como uma mancha rosa sem carisma no palco. Um mangá fora de contexto, não sei. Não entendo o que ela quer, nem o que vocês querem com ela. Mas a cagada final veio depois de um milhão de votações forjadas: mudar o locutor praquele que acha que imita o Lula. Na boa, o que exatamente vocês querem com o VMB?


Os grandes mamões vencedores do NxZero

Mas tá certo que nem tudo foi horrores, e o VMB teve seu momento florido também: o show do Chitãozinho e Xororó com Fresno, que todo mundo já estava esperando “Uma Música” e tocou “Evidências”, foi uma surpresa bem bacana. O show do Bonde do Rolê, também, foi muito divertido, provavelmente o mais divertido da premiação inteira. O ápice, lógico, ficou para o final, primeiro por ser o final, e depois pela performance de “Furfles Feelings” com Brothers of Brazil, Ed Motta, Roger, Nasi, Negra Li, Pitty, Kiko Zambianchi, Malu Magalhães, Helio Flanders, Strike e mais um monte de gente. Destaque do destaque, Lucas do Fresno e Di do NxZero mostrando seus dotes de Backstreet Boys.


E também foi bacana, mas meio sem sentido, a homenagem ao Andreas Kisser. Na verdade, bacana foi o jamzinho no final, pra mostrar que o metal, os cabelos bonitos e pessoas competentes e humildes ainda tem lugar na Mtv. Uma vez por ano. Por 30 segundos. (mais uma vez, falando da Pitty: “ele consegue tocar blues, ele consegue tocar metal...” ela realmente sabe identificar alguém talentoso.)

Pra terminar, duas coisas: 1) o Marcos Mion foi quem mais apresentou VMBs. Mtv, COMO VOCÊS DEIXARAM ISSO ACONTECER?? 2) Façam melhor ano que vem. Assim: embebeda todo mundo e põe o Adnet pra apresentar. Convenhamos, ele (quase) salvou a premiação nas aparições que fez. E as piadinhas que vocês fazem só são boas depois de umas e outras... muitas outras.

Resumindo, parem de tentar e façam de uma vez.

Até o ano que vem! Se eu for convidada.

Giovana.

3 comentários:

Marina. disse...

ótima análise sociológica do VMB baby!
(troca)
ótima análise do VMB, baby!
(troca)
teve VMB quinta-feira?

Unknown disse...

mamute, vai já apresentar o VMB no lugar desses patetas!

ei, já pensou que bacana , um AVMB?
a de alternativo?
Tipo ia dar los hermanos, Vanessa da mata, teatro mágico, chico césar, deep purple(quase nacional , né? e eles fazem rock sem franja, algo bem alternativo hoje em dia).

o sidney magal poderia apresentar...

Anônimo disse...

Eu gostei muito deste Vmb , acompanhei o Adnet pelo Site , o Adnet foi mto bem , e como o adnet havia falado, eh o 1º ano dele na mtv por isso naum colocaram ele , e eu gostei da apresentação do Marcos Mion