sábado, 14 de março de 2009

Dia Nacional da Poesia...e a minha poesia?

Enquanto assistia algo na Tv, que não lembro o que era, ouvi que hoje, 14 de março, é o Dia Nacional da Poesia. Foi aí que pensei nessa estranha relação entre linguagem e pensamento que nós, seres humanos, praticamos dia após dia. Pensei na minha formação de jornalista e descobri que precisava fazer um desabafo:

Você entra pro curso com a cabeça cheia de sonhos e planos, até a aula em que um professor devolve seu texto, pedindo que você reescreva-o, só que dessa vez com OBJETIVIDADE. No primeiro texto o mito da tal objetividade falha, assim como no segundo e no terceiro. Um dia, porem, aquele professor gosta do que você escreveu. Um sorriso se abre no seu rosto, até que algo te perturba: você percebe que a "objetividade" tem transformado seu texto em uma receita e fez de você, antes um aprendiz de poeta, agora um padeiro. É nesse ponto que é preciso escolher entre reencontrar o poeta dentro do padeiro ou continuar a ser apenas o cara que segue a receita para poder misturar os ovos na farinha...

Ufa, acho que estou mais leve e com menos farinha nos dedos!

2 comentários:

Ana Lis Soares disse...

Nossa... Vc não imagina o quanto eu não sinto isso cada vez mais. Cada dia que passa! Às vezes penso que faço faculdade numa padaria (como vc usou a metáfora, vou embarcar nela) e não numa Universidade! rsrsrs... Que bom sentir que não estou sozinha nesse amor pela poesia e nesse sentimento de "adeus" àquela que existe dentro de mim!
Beijos, gostosa! hehehe

marketing disse...

HI
Dia Nacional da Poesia...e a minha poesia?
nice and useful! i would like to say thank you about this cool post & your Decent a site….
thank you!