domingo, 4 de janeiro de 2009

Espetáculos pelo mundo



1947: a ONU aprova a construção do estado de Israel em território reivindicado durante muito tempo pelos judeus. Essa decisão tomada pela Organização das Nações Unidas foi uma tentativa de "indenizar" o povo judeu pelo massacre vivido durante a Segunda Guerra.

Naquela porção de terra, a leste do Mediterrâneo, que atualmente é compartilhada por palestinos e israelenses assistimos o desenvolver-se de uma verdadeira guerra. Toda a humilhação, os ataques e as torturas que os judeus viveram nas mãos dos nazistas, eles transmitem hoje ao povo palestino, cuja ala mais radical, em contrapartida, não aceita a presença do povo judeu em território muçulmano. Sabemos que aquele pedaço de terra representa muito para muitos povos e a guerra dificilmente terá um final próximo.

Enquanto os povos guerreiam, protestos são observados em diversos cantos do mundo. Em Londres, cerca de 10 mil pessoas arremeçaram centenas de sapatos na entrada da residência do primeiro-ministro Gordon Brown, fazendo referência ao protesto de um jornalista iraquiano em Bagdá, que atirou um par de sapatos contra Bush. Protestos das mais diferentes formas também foram realizados nos EUA e em locais como Bruxelas, Haia, Amsterdã e Chipre.

Diante de tudo isso, nos vem a questão: o que sapatos arremessados no primeiro-ministro britânico representam frente à morte de milhares de crianças e mulheres inocentes? Talvez tudo isso seja nada mais que um simples espetáculo, uma mostra de exibicionismo, mas simplesmente não há outra escolha. Havia apenas uma opção: dar o espetáculo ou nada fazer.. eles ficaram com a primeira opção.

Enquanto pessoas que nada têm a ver com a guerra morrem simplesmente porque estavam no lugar errado e no momento errado, outras em outros lugares do mundo vêem-se angustiados pela impotência. Eles apostam em atos e manifestações que, não levando uma solução à guerra, podem, ao menos, mostrar aos responsáveis por ela que ainda existe quem não a tema, ainda há quem realmente se importe com o fim que esses povos em questão terão.

Nenhum comentário: